Convite Exame de Qualificação - PPG-EQ

O PPGQ convida a todos para assistir o Exame de Qualificação de Mestrado do aluno Thiago Reis de Almeida, orientando do Prof. Dr. Rogério de Almeida Vieira, intitulado “Estudo numérico e experimental do rotor de reação de uma turbina hidráulica tipo Francis​”, que será realizado quarta-feira, dia 25 de setembro de 2019, às 14h, na sala 7, da Unidade Antonio Doll. A banca examinadora será composta pelo orientador e pelos seguintes membros titulares: Prof. Dr. Werner Siegfried Hanisch (UNIFESP) e Prof. Dr. Daniel José de Oliveira Ferreira (professor visitante PPG-EQ/UNIFESP).

RESUMO: A turbina hidráulica de reação possui um conjunto hidráulico que compõe dutos de entrada e saída, bem como a voluta com suas respectivas aletas-guias com intuito de direcionar o escoamento na entrada do rotor, seja o fluxo de entrada radial ou axial e por fim, a turbina propriamente como o componente desta máquina, para extrair a energia do fluido. Dependendo da geometria dos componentes citados, pode causar perdas hidráulicas que influenciam diretamente no desempenho da máquina de fluxo. A proposta deste trabalho é adquirir dados experimentais e simular numericamente o escoamento do fluido de trabalho e, correlacionar os resultados experimentais com as saídas da modelagem numérica, portanto compreender a influência de cada componente no desempenho da turbina hidráulica Francis de escala reduzida. O perfil da aleta-guia será obtido por meio de um scanner 3D. Será elaborado um estudo Computational Fluid Dynamics (CFD) em turbomáquinas, apresentando os fundamentos básicos de dinâmica dos fluidos, da modelagem de escoamentos turbulentos e dos métodos numéricos de volumes finitos. As simulações computacionais serão embasadas por ensaio experimental de equipamentos hidráulicos em bancada de laboratório. Com os resultados da modelagem por CFD, será possível avaliar o desempenho do rotor referente a carga no eixo motor e identificar quais regiões onde haverá uma perda de carga relevante. Os resultados experimentais e computacionais serão correlacionados e discutidos, analisando as limitações da turbina e condição de melhor eficiência.

Palavras Chaves: Aleta-guia, Desempenho, Turbina hidráulica, CFD, Escoamentos turbulentos.