ALTERAÇÂO DE DATA/HORA/LOCAL

Convite Exame de Qualificação - PPG-EQ -

O PPGQ convida a todos para assistir o Exame de Qualificação de Mestrado do aluno Bruno Thorihara Tomoda, orientando da Profa. Dra. Mariana Agostini de Moraes, intitulado “Desenvolvimento de hidrogéis de fibroína de seda contendo micropartículas para liberação controlada de fármacos​”, que será realizado  segunda-feira, dia 08 de abril de 2019, às 9h, na sala 9, do Edifício Antonio Doll. A banca examinadora será formada pela orientadora e pelos seguintes membros titulares: Dr.ª Ana Carla Kawazoe Sato (UNICAMP) e Prof. Dr. Classius Ferreira da Silva (PPG-EQ/UNIFESP).

RESUMO: Polímeros naturais são materiais de origem natural que apresentam baixa geração de resíduo e custo e vêm sendo estudados na área de biomateriais. A fibroína de seda obtida dos casulos de bichos-de-seda Bombyx mori é uma proteína natural promissora e versátil para aplicação nessa área, especialmente como dispositivos de liberação controlada de compostos ativos, devido às suas boas propriedades mecânicas, biocompatibilidade e biodegradabilidade. O estudo da cinética de liberação do composto ativo para o meio permite a compreensão do mecanismo de liberação, sendo possível adequar o sistema à aplicação desejada, economizando tempo e reduzindo custos. Dessa forma, o presente projeto visa a incorporação de micropartículas de fibroína contendo compostos carregados em hidrogéis de fibroína e o estudo de sua cinética de liberação. O sistema proposto visa aplicação como dispositivos de liberação controlada de compostos ativos, permitindo uma liberação lenta e prolongada. As micropartículas serão caracterizadas quanto à sua morfologia, tamanho de partícula e eficiência de encapsulação do fármaco. O hidrogel será caracterizado quanto à sua morfologia, propriedades químicas, propriedades mecânicas, propriedades reológicas e citotoxicidade. Já a liberação dos compostos será analisada por espectroscopia UV/Vis, sendo modelos teóricos e empíricos ajustados aos dados cinéticos para definição do mecanismo dominante no processo de liberação nos hidrogéis contendo micropartículas.

Palavras Chaves: Fibroína de seda, biopolímeros, biomateriais, liberação controlada de fármacos, transferência de massa.