Pós-Graduação em Engenharia QuímicaLogoTipo Oficial  PPG-EQ-final-reduz.jpg

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química possui uma única área de concentração, denominada de Engenharia Química, onde o objetivo é produzir recursos humanos qualificados para desenvolver atividades ligadas à pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento científico e tecnológico em Engenharia Química. A área de concentração possui três linhas de pesquisa para contemplar as atividades de pesquisa do corpo docente, são elas:

 

Linha 1: Engenharia e Desenvolvimento de Processos Químicos:

Esta linha de pesquisa tem por objetivo desenvolver processos e produtos ligados à indústria química, petroquímica, de papel e celulose, alimentícia, farmacêutica, entre outras. Para o desenvolvimento de processos e produtos serão realizadas pesquisas em operações unitárias, baseadas na transferência da quantidade de movimento, de massa, calor e transferência simultânea de calor e massa, processos de separação, reatores químicos, determinação de propriedades termodinâmicas e de transporte. Além disso, a linha de pesquisa em questão contará com pesquisas em modelagem e simulação, automação, otimização e controle de processos, análise fluidodinâmica computacional, desenvolvimento e aplicação de métodos numéricos e redes neurais. Dessa forma, pode-se contribuir com o setor industrial na área de projetos e processos químicos, através de pesquisas experimentais e modelos teóricos.

 

Linha 2: Tecnologia Química, Bioquímica e de Materiais:

Esta linha de pesquisa tem por objetivo realizar trabalhos que incluem sistemas particulados, reatores heterogêneos químicos e reatores bioquímicos. O corpo docente poderá desenvolver pesquisas aplicadas e no setor industrial, envolvendo reatores em leito fluidizado, leito fixo, sistemas de separação e outros sistemas correlatos. De maneira paralela, serão realizadas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e melhoria de produtos e processos biotecnológicos, ambientalmente corretos e economicamente viáveis, como uma alternativa aos produtos e processos convencionais. As tecnologias química, bioquímica e de materiais se integram a esta linha trazendo o embasamento necessário para que a pesquisa em Engenharia Química, dentro de suas vertentes, possa se desenvolver em interfaces que colaboram para sua integridade como área de pesquisa.

 

Linha 3: Desenvolvimento de Processos para o Meio Ambiente:

Esta linha tem por objetivo desenvolver novas tecnologias para processos, equipamentos ambientalmente sustentáveis, para prevenir ou reduzir a geração de resíduos e/ou riscos e impactos ambientais. O grupo de docentes desta linha realizará pesquisas em tratamento de efluentes utilizando processos convencionais, oxidativos avançados e desenvolvimento de novos processos, além do controle de emissão de poluentes. Esta linha conta também com o desenvolvimento de equipamentos para controle de poluição (efluentes líquidos e gasosos), economicamente viáveis para aplicação industrial, além da otimização de processos químicos, proporcionando aumento na eficiência de remoção de poluentes, redução dos custos de operação e insumos utilizados nos processos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO / UNIFESP - CAMPUS DIADEMA
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química / PPG-EQ
Rua São Nicolau, 210 - 5 andar - Centro         CEP 09913-030
Fone: (11) 4044-0500 R:3510