Pós-Graduação em Engenharia QuímicaLogoTipo Oficial  PPG-EQ-final-reduz.jpg

Prazo para Qualificação

 

O Exame de Qualificação tem por finalidade avaliar o trabalho desenvolvido pelo estudante em seu projeto de pesquisa, bem como seu amadurecimento científico. O exame é uma exigência do Programa e deve ser solicitado dentro de um prazo mínimo de 9 (nove) e máximo de 15 (quinze) meses contados a partir da data de ingresso como aluno regular. Para solicitar o exame de qualificação o aluno deve ter cumprido no mínimo 20 créditos em disciplinas e ter a aprovação do projeto pelo CEP de acordo com os critérios do programa.

A formatação da qualificação ou evolução da pesquisa da Dissertação deverá obedecer às “Normas para Elaboração de Dissertação”, documento normativo do Programa, disponível na biblioteca da UNIFESP (http://diadema.sites.unifesp.br/biblioteca/index.php/servicos/manual-de-trabalhos). 

 

Documentos exigidos para solicitação de exame de qualificação à CEPG-EQ (arquivo único em PDF):


i) 
[ Formulário_EQQ1 ], onde consta a sugestão para a composição da comissão julgadora;

ii) Declaração de Cumprimento de Créditos  acompanhado de Histórico Escolar de Pós-Graduação [  Formulário_EQQ2 ]  ;

iii) Cópia da folha de rosto e do Resumo do trabalho.
 

A confirmação para realização de Exame de Qualificação, após avaliação e aprovação do orientador, deve ser solicitado pelo menos com 7 dias de antecedência à reunião da CEPG-EQ através do preenchimento e assinatura dos formulários, EQQ1 e EQQ2 e capa com resumo, enviando (arquivo único em PDF com título: "NOME ALUNO-ORIENTADOR-QUALIFICAÇÃO") para a coordenação do curso (email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Deve-se sugerir como banca dois titulares e dois suplentes (além do orientador que presidirá os trabalhos). O requisito mínimo para ser membro da banca é possuir título de doutor. O formulário EQQ1 deve ser assinado também pelo aluno.

Após aprovação na reunião da CEPG-EQ, o aluno/orientador deve entrar em contato com os membros da banca para definição da data e horário para realizar o Exame de Qualificação, reservar o local e enviar à Secretaria de Pós-Graduação (email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com cópia à coordenação do curso (email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), o Formulário EQQ3 preenchido e assinado [ Formulario_EQQ3 ]. O aluno/orientador ficará responsável pela entrega dos exemplares da qualificação pessoalmente aos membros da banca e em pegar os documentos que serão emitidos pela SPG para a realização do exame.

 

O relatório de evolução da pesquisa da Dissertação deverá conter os seguintes pontos:

a) revisão crítica da literatura sobre o tema do trabalho, dissertação;

b) claro posicionamento dos problemas e metas a serem alcançadas referentes ao trabalho de dissertação;

c) apresentação da metodologia empregada (ou a ser empregada);

d) resultados alcançados a cada etapa de avaliação;

e) discussão detalhada sobre os resultados alcançados;

f) plano de trabalho para o semestre subsequente;

g) disciplinas cursadas no período;

h) produção científica e produção técnica.


O Exame de Qualificação será realizado em seção pública. O aluno deverá apresentar seu trabalho na forma de seminário entre 30 a 40 mim (mestrado) e então será arguido pelos membros da banca. Cada membro terá até 30 mim (mestrado) para a arguição. O exame deverá ser realizado em até 60 dias contados a partir da data de aprovação da banca na CEPG-EQ.

 

Procedimento após aprovação do exame pela banca:

 

Após o exame de qualificação, a banca deve avaliar o aluno através da ata formulário EQQ4 preenchido e assinado [ Formulario_EQQ4 ]. O orientador/aluno deverá entregar a ata na Secretaria de Pós-Graduação para os devidos registros.


Se o aluno for reprovado, ele deverá repetir o exame de qualificação apenas uma vez em até 60 dias a partir da data da reprovação.

Obs: Não há verba de diárias e passagens para participação de membros em bancas de qualificação. 

A não realização do Exame de Qualificação até o prazo estipulado pela CEPG-EQ, o aluno poderá ter a sua bolsa suspensa ou cancelada e poderá ser desligado do programa.

Casos omisso serão apreciados pela CEPG-EQ.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO / UNIFESP - CAMPUS DIADEMA
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química / PPG-EQ
Rua São Nicolau, 210 - 5 andar - Centro         CEP 09913-030
Fone: (11) 4044-0500 R:3510