Pós-Graduação em Engenharia QuímicaLogoTipo Oficial  PPG-EQ-final-reduz.jpg

O Exame de Qualificação tem por finalidade avaliar o trabalho desenvolvido pelo estudante em seu projeto de pesquisa, bem como seu amadurecimento científico. O exame é uma exigência do Programa e deve ser solicitado dentro de um prazo mínimo de 9 (nove) e máximo de 15 (quinze) meses contados a partir da data de ingresso como aluno regulara. Para solicitar o exame de qualificação o aluno deve ter cumprido todos os créditos do curso.

O documento de qualificação deve conter até 30 páginas para o mestrado. A formatação da qualificação ou evolução da pesquisa da Dissertação deverá obedecer às “Normas para Elaboração de Dissertação”, documento normativo do Programa, disponível na biblioteca da UNIFESP (http://www.bibliotecacsp.unifesp.br/Documentos-Apostila/normas-para-teses-e-dissertacoes)


A confirmação do Exame de Qualificação deve ser solicitado pelo menos com 7 dias de antecedência à reunião da CEPG-EQ na Secretaria de Pós-Graduação, através do preenchimento do formulário Q1. Deve-se sugerir 3 titulares como banca (sugere-se que um deles seja o orientador) e dois suplentes. O requisito mínimo para ser membro da banca é possuir título de doutor. Deve-se entregar no ato da solicitação os seguintes documentos:
i) 
[  Formulario_EQQ1 ], onde consta a sugestão para a composição da comissão julgadora;
ii) Histórico Escolar de Pós-Graduação;
iii) 1 cópia do exame de qualificação.

Após aprovação na reunião da CEPG-EQ, o aluno/orientador deve entrar em contato com os membros da banca para definição da data e horário para realizar o Exame de Qualificação e informar a SPG para reservar o local, através do 
[ Formulario_EQQ2 ]. Nesse momento, deve entregar também à Secretaria 5 exemplares do exame de qualificação para serem enviados aos membros da banca. Caso o aluno/orientador queira entregar os exemplares da qualificação pessoalmente aos membros da banca, deverá comunicar a secretaria, via e-mail, com cópia para o orientador e coordenador do programa, que se responsabiliza pela entrega.

A secretaria então reservará a sala e enviará os exames de qualificação aos membros da banca (titulares e suplentes), junto com carta comunicando a data, local, e horário com até 14 dias de antecedência. A reserva da local (sala) para a ocorrência do exame não pode ser feita pelo aluno, dessa forma, ele deve contatar a secretaria (através de e-mail) solicitando a reserva quando já tiver definido data e horário.

O Exame de Qualificação será realizado em seção pública. O aluno deverá apresentar seu trabalho na forma de seminário entre 30 a 40 mim (mestrado) e então será arguido pelos membros da banca. Cada membro terá até 30 mim (mestrado) para a arguição. O exame deverá ser realizado em até 60 dias contados a partir da data de aprovação da banca na CEPG-EQ.

Após o exame de qualificação, a banca deve avaliar o aluno através do seguinte 
[ Formulario_EQQ3 ].
Se o aluno for reprovado, ele deverá repetir o exame de qualificação apenas uma vez em até 60 dias a partir da data da reprovação.

Obs: Não há verba de diárias e passagens para participação de membros em bancas de qualificação. 

A não realização do Exame de Qualificação até o prazo estipulado pela CEPG-EQ, o aluno poderá ter a sua bolsa suspensa ou cancelada.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO / UNIFESP - CAMPUS DIADEMA
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química / PPG-EQ
Rua São Nicolau, 210 - 5 andar - Centro         CEP 09913-030
Fone: (11) 4044-0500 R:3510